sexta-feira, 26 de março de 2010

Atenção: " imagem retocada para alterar a aparência física da pessoa retratada”.

Sim. Esta é a mensagem que poderemos encontrar nas peças publicitárias caso o projeto de lei de autoria do deputado federal Wladimir Costa (PMDB-PA) em análise na Câmara dos Deputados, seja aprovado. O documento prevê que agências e veículos fiquem obrigados a informar quando a imagem de uma pessoa sofreu algum tipo de alteração feita por programas de edição de imagem – como o Photoshop, o mais popular deles. Pela proposta, as peças devem trazer a mensagem que ilustra o título desta postagem. A idéia não chega a ser novidade no mercado publicitário. No ano passado, propostas semelhantes geraram polêmica na França e no Reino Unido. Quem não lembra do anúncio publicado pela marca de roupas Ralph Lauren no fim do ano passado que deu munição aos legisladores franceses para proibir coisas do tipo. A foto foi alvo de centenas de críticas porque a modelo teria sido tão “emagrecida” pelo Photoshop que ficou com a cabeça maior do que a nova cintura. A marca assumiu o erro e divulgou uma nota pedindo desculpas, mas não adiantou muito.  Coitados dos editores da PLAYBOY. O maior exemplo disso está na campanha Dove Evolution.



 
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