quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Profissionais do Ano 2010

  Eis os vencedores com Louvor: 
AlmapBBDO levou o prêmio mais importante da noite, em Mercado, com o filme "La Fortuna", criado para a Volkswagen e produzido pela Rebolucion (produtora de Buenos Aires).




Já a categoria Campanha foi vencida pela F/Nazca com o filme "Redondo é Rir da Vida", para Skol e produzido pela Cine. Juntas, as duas categorias tiveram 34 agência concorrentes.  



Em Institucional, o troféu também ficou com a agência F/Nazca pelo filme "Convocação - mais conhecido como Xixi no Banho", para o SOS Mata Atlântica, produzido pela Prodigo Films. Nessa categoria concorreram 76 agências.


Por fim a Agência Superliga 66 (de João Pessoa PB)  Leva o Profissionais REgional Norte-Nordeste categoria Mercado com o Vt para Aliança Francesa de João Pessoa. Parabéns. Merecido.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Vender Educação Olhando a " Geração Z "



Quando o segredo de uma campanha está na mudança do foco e da maneira como os clientes olham e enxergam as coisas, tudo muda de figura quando falamos de Educação e quando o pressuposto desta figura é o ponto de vista do árduo trabalho dos criativos em suas campanhas para este segmento em particular. Isso muda mais. É bem verdade que já vendi de tudo nessa minha vida, de Caminhões da Wolkswagen, passando por cerveja, nos tempos gordos da Ambev por onde andei, até sanduiche natural na Praia do Futuro para pagar a faculdade. Mas a "coisa", "Produto" mais dificil que já vendi neste mundo, chama-se Educação. Para qualquer vendedor criativo ela tem a fórmula da dificuldade, vejam: Ela não é intangível. Não. Ela é SuperIntangível, É imbuída de valores da vida, é atemporal,  sinestésica, singular, atualmente ela é móvel e síncrona e por aí vai. Só para finalizar Em resumo, longe de a educação ter por objeto único e principal o indivíduo e seus interesses, ela é antes de tudo o meio pelo qual a sociedade renova perpetuamente as condições de sua própria existência. A sociedade só pode viver se dentre seus membros existe uma suficiente homogeneidade. A educação perpetua e reforça essa homogeneidade, fixando desde cedo na alma da criança as semelhanças essenciais que a vida coletiva supõe (DURKHEIM, 1973:52). Entre outras é por isso tão difícil de vendê-la. A coisa se complica mais ainda quando o foco do convencimento de nossas idéias estão voltados para as crianças de uma geração com um poder ainda maior de decisão. Eles são mutantes. É amigos, a Geração Z. A grande nuance dessa geração é zapear, tendo várias opções, entre canais de  cinema, televisãointernetvídeo gametelefone e mp3 players é a Geração do "boom" dos aparelhos tecnológicos (nascidos entre o fim de 1993 a 2010).. Os alunos da Geração Z são conhecidas por serem nativos digitais, estando muito familiarizados com a WWWYouTube, smartfones e Iphones, não apenas acessando a internet de suas casas, e sim pelo celular, ou seja, são os conectados. Mudam sua opinião em 30 segundos e mandam seu recado em 140 caracteres. Insaciáveis, enérgicos, randômicos. O filósofo alemão Martin Heideger descreve bem o quê e como essas crianças pensam: “ A vida é o futuro em nossas expectativas, o presente em nossos exercícios e o passado em nossas experiências. É neste universo de pensamento que os modelos de Educação descansam. E alguém precisa acordá-los, a fim de fazê-los descobrir que a Educação não é mais Newtoniana. A Educação agora é Darwiniana: Estes alunos são agentes independentes em contexto competindo e cooperando para sobreviver em constante transformação e em evolução permanente. Cabe a publicidade e a propaganda um papel neste palco ?   
Esta semana, zapeando, descobri um Sistema de Ensino Energia   simples e diferente que talvez tenha acordado para isso. Segundo dados divulgados pela própria  Hopper Educacional, em dois anos, em Santa Catarina, o Energia cresceu rapidamente e com solidez. Está presente em 17 cidades e com mais de 80 escolas conveniadas. Claro com uma boa base ( como diz a própria campanha deles em 2011 ), com um material didático apropriado para região, diferenciais educacionais bem alocados aos segmentos e principalmente um marketing “ acordado ”. Além de um bom histórico de 1os lugares no ENEM e em aprovações no Vestibular. Agora a direção do Sistema foca os alunos do Fundamental. Isso. A geração Z. Dá até para imaginar pela cabeça dos donos:  (Sic)  Para ganharmos espaço na região engolida pelo marketing do Grupo positivo, temos que entrar "de sola" mesmo.  A diferença que percebo aqui está no poder de síntese e no impacto que uma idéia, bem trabalhada dentro do universo de aprendizagem criativa do aluno, pode gerar ao assimilar o foco ( mote ) da campanha de maneira assertiva e casada ao texto publicitário. No case em questão, uma boa ajuda da tecnologia ajudou a campanha neste quesito. Na estratégia eles lançam um teaser de 15",  antes do filme final com a assinatura, a fim de gerar impacto e expectativa no público-alvo. ( Reparem que ficou com cara de Harryppoter e a Pedra Filosofal. Assistam. ) E acho que conseguiram. Confesso que procurei feito louco o filme final mas não achei. Pela produção do teaser nem precisei achar o filme final. É nítido e perceptível o diferencial e a grandeza da campanha. A Agência é a OneWG  e a produtora é a Cafundó Estúdio Criativo, todos de Floripa.
É meus amigos deste case,  como educador que quer fazer algo de diferente, aprendi uma grande lição: 
" Sem uma boa base, o Conhecimento não dura ".
As peças são tão legais que mereceram destaque na lista dos 10 mais desta semana do Ads of The World.com ! 
Duda de Paiva 





 
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