Quando o segredo de uma campanha está na mudança do foco e da maneira
como os clientes olham e enxergam as coisas, tudo muda de figura quando falamos
de Educação e quando o pressuposto desta figura é o ponto de vista do árduo
trabalho dos criativos em suas campanhas para este segmento em particular. Isso
muda mais. É bem verdade que já vendi de tudo nessa minha vida, de Caminhões da
Wolkswagen, passando por cerveja, nos tempos gordos da Ambev por onde andei,
até sanduiche natural na Praia do Futuro para pagar a faculdade. Mas a
"coisa", "Produto" mais dificil que já vendi neste
mundo, chama-se Educação. Para qualquer vendedor criativo ela tem a
fórmula da dificuldade, vejam: Ela não é intangível. Não. Ela é
SuperIntangível, É imbuída de valores da vida, é atemporal, sinestésica,
singular, atualmente ela é móvel e síncrona e por aí vai. Só para
finalizar Em resumo, longe de a educação ter por objeto único e principal
o indivíduo e seus interesses, ela é antes de tudo o meio pelo qual a sociedade
renova perpetuamente as condições de sua própria existência. A sociedade só
pode viver se dentre seus membros existe uma suficiente homogeneidade. A
educação perpetua e reforça essa homogeneidade, fixando desde cedo na alma da
criança as semelhanças essenciais que a vida coletiva supõe (DURKHEIM,
1973:52). Entre outras é por isso tão difícil de vendê-la. A coisa se
complica mais ainda quando o foco do convencimento de nossas idéias estão
voltados para as crianças de uma geração com um poder ainda maior de decisão.
Eles são mutantes. É amigos, a Geração Z. A grande nuance dessa geração
é zapear,
tendo várias opções, entre canais de cinema, televisão, internet, vídeo game, telefone e mp3 players
é a Geração do "boom" dos aparelhos tecnológicos (nascidos entre o
fim de 1993 a 2010).. Os alunos da Geração Z são conhecidas por
serem nativos digitais, estando muito familiarizados
com a WWW, YouTube,
smartfones e Iphones, não apenas acessando
a internet de suas casas, e sim pelo celular,
ou seja, são os conectados. Mudam sua opinião em 30 segundos e mandam seu
recado em 140 caracteres. Insaciáveis, enérgicos, randômicos. O filósofo alemão
Martin Heideger descreve bem o quê e como essas crianças pensam: “ A vida é o
futuro em nossas expectativas, o presente em nossos exercícios e o passado em
nossas experiências. É neste universo de pensamento que os modelos de Educação
descansam. E alguém precisa acordá-los, a fim de fazê-los descobrir que a
Educação não é mais Newtoniana. A Educação agora é Darwiniana: Estes alunos são
agentes independentes em contexto competindo e cooperando para sobreviver em
constante transformação e em evolução permanente. Cabe a publicidade e a propaganda
um papel neste palco ?
Esta semana, zapeando, descobri um Sistema de
Ensino Energia simples e diferente que talvez tenha
acordado para isso. Segundo dados divulgados pela própria Hopper
Educacional, em dois anos, em Santa Catarina, o Energia cresceu
rapidamente e com solidez. Está presente em 17 cidades e com mais de 80 escolas
conveniadas. Claro com uma boa base ( como diz a própria campanha deles
em 2011 ), com um material didático apropriado para região, diferenciais
educacionais bem alocados aos segmentos e principalmente um marketing “ acordado
”. Além de um bom histórico de 1os lugares no ENEM e em aprovações no
Vestibular. Agora a direção do Sistema foca os alunos do Fundamental. Isso. A
geração Z. Dá até para imaginar pela cabeça dos donos: (Sic) Para
ganharmos espaço na região engolida pelo marketing do Grupo positivo, temos que
entrar "de sola" mesmo. A diferença que percebo aqui está no
poder de síntese e no impacto que uma idéia, bem trabalhada dentro do universo
de aprendizagem criativa do aluno, pode gerar ao assimilar o foco ( mote ) da
campanha de maneira assertiva e casada ao texto publicitário. No case em
questão, uma boa ajuda da tecnologia ajudou a campanha neste quesito.
Na estratégia eles lançam um teaser de
15", antes do filme final com a assinatura, a fim de gerar impacto e
expectativa no público-alvo. ( Reparem que ficou com cara de Harryppoter e a
Pedra Filosofal. Assistam. ) E acho que conseguiram. Confesso que procurei
feito louco o filme final mas não achei. Pela produção do teaser nem precisei
achar o filme final. É nítido e perceptível o diferencial e a grandeza da
campanha. A Agência é a OneWG e a produtora é a Cafundó
Estúdio Criativo, todos de Floripa.
É meus amigos deste case, como educador que quer fazer
algo de diferente, aprendi uma grande lição:
" Sem uma boa base, o Conhecimento não dura
".
As peças são tão legais que mereceram destaque na lista dos 10 mais
desta semana do Ads of The World.com !
Duda de Paiva