Aprendemos nos MBA´S da vida, que a maioria dos processos de compra, tem em tese 4 conceitos básicos: 1 - Motivação e Necessidade de Reconhecimento, 2 - Busca de Informação, 3 - Avaliação das Alternativas, 4 - Processo de Compra e ainda 5 - A Recompra ( aí é outra história). Quando se trata de veículo novo ( lançamento ), os departamentos de Marketing das indústrias de carro já sacaram em seus testes com a clientela, que em quase 70% das decisões de compra são tomadas positivamente após o indivíduo entrar dentro do carro, tocar, sentir o cheiro, ver e até morder o carro novo. A peculiaridade do cliente de carro novo, é que em sua maioria, o mesmo reúne todas as forças de compra em uma só como: Iniciador, Influenciador, Decisor, Comprador e Usuário.
Essa semana um comercial me chamou a atenção ( corroborando com minha conjectura acima ) onde a Toyota foca o comercial de seu novo Corolla 2013 na parte interna ( ahahhhh ) do veículo mas sobre a perspectiva suicída e bem humorada de um gato praticamente imortal. Criado pela Zeolandesa Saatchi & Saatchi de Auckland a narrativa visual do felino põe em risco todas suas 7 vidas só para dar uma voltinha dentro do vovo corolla.
Está mais que comprovado que usar gatinhos em virais da internet é certeza de sucesso absoluto na rede, prova maior é a agência de publicidade John Street , primeira especializada em publicidade com felinos, que visa inserir os bichanos em diversas etapas do processo de compra do consumidor.
A pesar da campanha acima não ter sido criado pela John Street o “Feels good inside,” da assinatura da campanha só reforça a decisão de mais uma montadora, a Toyota, de focar o interior do veículo como carro chefe das intenções de compra.