quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Profissionais do Ano 2010

  Eis os vencedores com Louvor: 
AlmapBBDO levou o prêmio mais importante da noite, em Mercado, com o filme "La Fortuna", criado para a Volkswagen e produzido pela Rebolucion (produtora de Buenos Aires).




Já a categoria Campanha foi vencida pela F/Nazca com o filme "Redondo é Rir da Vida", para Skol e produzido pela Cine. Juntas, as duas categorias tiveram 34 agência concorrentes.  



Em Institucional, o troféu também ficou com a agência F/Nazca pelo filme "Convocação - mais conhecido como Xixi no Banho", para o SOS Mata Atlântica, produzido pela Prodigo Films. Nessa categoria concorreram 76 agências.


Por fim a Agência Superliga 66 (de João Pessoa PB)  Leva o Profissionais REgional Norte-Nordeste categoria Mercado com o Vt para Aliança Francesa de João Pessoa. Parabéns. Merecido.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Vender Educação Olhando a " Geração Z "



Quando o segredo de uma campanha está na mudança do foco e da maneira como os clientes olham e enxergam as coisas, tudo muda de figura quando falamos de Educação e quando o pressuposto desta figura é o ponto de vista do árduo trabalho dos criativos em suas campanhas para este segmento em particular. Isso muda mais. É bem verdade que já vendi de tudo nessa minha vida, de Caminhões da Wolkswagen, passando por cerveja, nos tempos gordos da Ambev por onde andei, até sanduiche natural na Praia do Futuro para pagar a faculdade. Mas a "coisa", "Produto" mais dificil que já vendi neste mundo, chama-se Educação. Para qualquer vendedor criativo ela tem a fórmula da dificuldade, vejam: Ela não é intangível. Não. Ela é SuperIntangível, É imbuída de valores da vida, é atemporal,  sinestésica, singular, atualmente ela é móvel e síncrona e por aí vai. Só para finalizar Em resumo, longe de a educação ter por objeto único e principal o indivíduo e seus interesses, ela é antes de tudo o meio pelo qual a sociedade renova perpetuamente as condições de sua própria existência. A sociedade só pode viver se dentre seus membros existe uma suficiente homogeneidade. A educação perpetua e reforça essa homogeneidade, fixando desde cedo na alma da criança as semelhanças essenciais que a vida coletiva supõe (DURKHEIM, 1973:52). Entre outras é por isso tão difícil de vendê-la. A coisa se complica mais ainda quando o foco do convencimento de nossas idéias estão voltados para as crianças de uma geração com um poder ainda maior de decisão. Eles são mutantes. É amigos, a Geração Z. A grande nuance dessa geração é zapear, tendo várias opções, entre canais de  cinema, televisãointernetvídeo gametelefone e mp3 players é a Geração do "boom" dos aparelhos tecnológicos (nascidos entre o fim de 1993 a 2010).. Os alunos da Geração Z são conhecidas por serem nativos digitais, estando muito familiarizados com a WWWYouTube, smartfones e Iphones, não apenas acessando a internet de suas casas, e sim pelo celular, ou seja, são os conectados. Mudam sua opinião em 30 segundos e mandam seu recado em 140 caracteres. Insaciáveis, enérgicos, randômicos. O filósofo alemão Martin Heideger descreve bem o quê e como essas crianças pensam: “ A vida é o futuro em nossas expectativas, o presente em nossos exercícios e o passado em nossas experiências. É neste universo de pensamento que os modelos de Educação descansam. E alguém precisa acordá-los, a fim de fazê-los descobrir que a Educação não é mais Newtoniana. A Educação agora é Darwiniana: Estes alunos são agentes independentes em contexto competindo e cooperando para sobreviver em constante transformação e em evolução permanente. Cabe a publicidade e a propaganda um papel neste palco ?   
Esta semana, zapeando, descobri um Sistema de Ensino Energia   simples e diferente que talvez tenha acordado para isso. Segundo dados divulgados pela própria  Hopper Educacional, em dois anos, em Santa Catarina, o Energia cresceu rapidamente e com solidez. Está presente em 17 cidades e com mais de 80 escolas conveniadas. Claro com uma boa base ( como diz a própria campanha deles em 2011 ), com um material didático apropriado para região, diferenciais educacionais bem alocados aos segmentos e principalmente um marketing “ acordado ”. Além de um bom histórico de 1os lugares no ENEM e em aprovações no Vestibular. Agora a direção do Sistema foca os alunos do Fundamental. Isso. A geração Z. Dá até para imaginar pela cabeça dos donos:  (Sic)  Para ganharmos espaço na região engolida pelo marketing do Grupo positivo, temos que entrar "de sola" mesmo.  A diferença que percebo aqui está no poder de síntese e no impacto que uma idéia, bem trabalhada dentro do universo de aprendizagem criativa do aluno, pode gerar ao assimilar o foco ( mote ) da campanha de maneira assertiva e casada ao texto publicitário. No case em questão, uma boa ajuda da tecnologia ajudou a campanha neste quesito. Na estratégia eles lançam um teaser de 15",  antes do filme final com a assinatura, a fim de gerar impacto e expectativa no público-alvo. ( Reparem que ficou com cara de Harryppoter e a Pedra Filosofal. Assistam. ) E acho que conseguiram. Confesso que procurei feito louco o filme final mas não achei. Pela produção do teaser nem precisei achar o filme final. É nítido e perceptível o diferencial e a grandeza da campanha. A Agência é a OneWG  e a produtora é a Cafundó Estúdio Criativo, todos de Floripa.
É meus amigos deste case,  como educador que quer fazer algo de diferente, aprendi uma grande lição: 
" Sem uma boa base, o Conhecimento não dura ".
As peças são tão legais que mereceram destaque na lista dos 10 mais desta semana do Ads of The World.com ! 
Duda de Paiva 





quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Geração Y literalmente em ação esta semana.




O dia em que um sorriso parou São Paulo

Uma série muito interessante, para quem é fã da área de RH, está no ar esta semana no Jornal da Globo e vem mostrando os conflitos, afinidades, diferenças e similaridades nos modelos de negócio das grandes empresas tocadas por diferentes faixas etárias. Como a própria matéria mostra, os jovens querem progredir rápido e mudam facilmente de emprego em busca do crescimento. Já as companhias tentam estimular essa geração para mantê-los na equipe e melhorar sua relação com outras duas gerações mais velhas a dos Baby Boomers e dos X. Várias empresas estão no ar ( http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2010/11/empresas-encontram-desafios-para-manter-talentos-da-geracao-y.html )com seus trainees e funcionários opinando sobre suas atuações nas empresas e relacionamentos construídos entre mais velhos e mais novos. Pois bem. Numa delas está a área de inovação da Brastemp. Com suas figuras meio caretas e cheias de idéias. Pois bem.  Entitulada em " O dia em que um sorriso parou São Paulo"  foi ao ar de forma viral na web estes dias uma ação que aconteceu em São Paulo e mobilizou milhares de ouvintes em um mesmo momento e atingiu o Twitter com a hashtag #inspiracaomudatudo, com pessoas dizendo que participaram e dando ideias para novos “movimentos”.  a iniciativa para tornar um dia melhor, sorrindo e sendo gentil ao proximo é muito bacana! A  Brastemp  sai na frente pela criativa idéia e que fez muita gente sorrir. Mas cabe a pergunta: A idéia saiu do departamento de inovação da tal geração Y ou eles precisaram alugara da agência de Propaganda mesmo... ?

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Uma análise Atemporal do " ser criativo " e do " ser cliente "

Vintage é uma palavra cuja origem ou significado em francês vem de “ Vingt”  ou "Vint" ( pronuncia-se Vã) relativo a uma das melhores safras de uvas já plantadas e “age”, de idade. Não tem a ver, como alguns pensam, "Era de vinte" ou "dos anos vinte". Nada disso. Era utilizado para designar as melhores safras e o termo acabou por representar também o melhor de sua época. Convencionou-se chamar de Vintage os produtos dos anos 50, 60 e 70 que viraram uma referência naquele tempo, tais como: carros, relógios, guitarras, móveis, roupas, serviços etc. É disso que quero falar aqui. E começo pelo 1º Episódio da 4ª Temporada da série Madmen, exibida pela rede AMC americana. Nele percebi como o ser criativo vive num constante liquidificador de vaidade, ironia e embate a fim de resultar em si mesmo um suco de soluções para um mundo menos entediante e mais desafiador. No episódio em questão o criativo ao propor um anúncio de Bikinis ousado e instigante, vê sua idéia ser enterrada por um cliente constrangido e descrente na aposta inovadora da idéia-anúncio, que provavelmente, faria suas lojas lotarem e suas vendas esgotarem. Resultado ? Os clientes é que são dispensados e não a agência. Mad vem de Madison, o nome clássico da avenida de Nova York que concentra as clássicas agências dos Estados Unidos, onde tudo realmente aconteceu, e vem também do entendimento, diria sarcástico,da palavra ambientada num mundo louco, onde tudo que estava por ser descoberto aparentemente será. De um jeito ou de outro. 

São comportamentos ideologicamente corretos e comercialmente suicidas. Mesmo para aquele período. Minha análise parte daí. Por um lado " Você está desperdiçando a chance de criarmos para você ? Problema seu ! Good bye !". Será mesmo criativo ?  Por outro ...  Minha  minha ideologia de vendas vale mais que a inovação do meu produto ? Será mesmo Cliente ? Fico imaginando a sinuca em que os criadores entrariam diante das empresas de tecnologia em internet, se naquele tempo já estivessem entre nós se reinventando em cada bit. Empresas como a gigantesca Google são utraconservadoras quanto à publicidade de seus serviços. O recado é pá-pum, direto, objetivo e até mesmo analógico. Não estão preocupados como serão "vendidos".

Alguns já disseram  que a realidade Cliente X Criação é quase sexual. Isso memso: um casamento para uns ... um prostíbulo para outros. " Tudo porque criativos não foram feitos para o sexo seguro em satisfação do cliente. Acham que se bastam com seu ego, com sua arte e com seu pincel. É por isso que preferem o auto-toque. Esquecem que comunicação, no fundo, não é pra vender algo pro outro, mas pra comprar algo dele por meio da sedução: sua fidelidade, desejo e amor eterno ". E tudo porque clientes não se realizam satisfazendo a opinião da agência. Eles preferem o coito interrompido. Ops, "escapuliu" assim não tá bom meu bem ... mas já que tá dentro deixa. 



quinta-feira, 2 de setembro de 2010

A TENDÊNCIA DOS OUTDOORS VIVOS

A tendência é essa! Fazer Outdoors vivos, usando gente, bichos, insetos e o que for. Há 1 ano atrás a Fish Frankle " envidraçou trutas vivas em uma parada de ônibus para dizer que seus produtos eram para lá de frescos (case abaixo). Agora  podemos apreciar o primeiro anúncio do mundo com abelhas vivas. A vinícola Winery Banrock" Montou uma placa no condado de Devon, no Reino Unido usando feromônios da  rainha, abelha claro. O cartaz atraiu mais de 10 mil abelhas de  uma fazenda de mel local próximo à placa para formar um SOS. O objetivo é conscientizar a população da Inglaterra sobre o encolhimento da população de abelhas pela metade nos últimos 20 anos. As abelhas permaneceram por cerca de uma hora. A música Flight Of The Bumblebee ajudou muito. A empresa estará doando cinco centavos de cada garrafa vendida de sua linha  para a a preservação da espécie em um tipo de  Plano Bee. Demais!

E esse aí!? A fim de promover o filme  Knocked up " Ligeiramente Grávidos " a agência de publicidade DDB da Nova Zelândia criou um projeto de outdoor vivo digno de prêmio. Recolheram um monte de girinos de uma lagoa, e instalaram num aquario backlight luminoso num shopping, colocando  uma esponja como modelo de óvulo humano cheia de comida de peixe. Depois foi deixar que a natureza siga seu curso. Uma das melhores promoções de cinema que me lembro ter visto. Os Kiwis têm mostrado, novamente e novamente, a sua superioridade sobre Hollywood quando se trata de publicidade do cinema americano em mídia exterior. No Doubt !
[KnockedUp.jpg]

Conhecemos a famosa Televisão de cachorros que a Nissim  usou um tempo atrás. Mas neste caso taí a famosa televisão, mas desta vez de Gato. A  Publicis alemã,  em Frankfurt, em 2009 construíu um Aquacartaz de rua numa "Bushaltestelle" ( parada de ônibus ), para uma rede de restaurantes de frutos do mar a Fisch Franke . Ambientando trutas vivas, colou o mote  " Frescos como podem ser". Um tanto embaraçoso para os peixes não !?  No espaço as trutas nadavam de lá para cá. Detalhe: a Agência conseguiu aprovação do escritório federal alemão de veterinária para isso. Agora a pergunta chave:  Os promo fishies foram eventualmente comidos  ou  atirados no Reno ? 

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

O Google Agora Flutua!

Não sei para quê mesmo mas de qualquer forma, os usuários do Google Chrome agora podem interagir com o site de pesquisas da Google de uma maneira bem diferente. Trata-se do Google Gravity Chrome Experiment Now Live. O projeto, desenvolvido pela Hi-ReS, tem como objetivo tornar o uso do Google mais divertido e engraçado para os usuários. Para ter acesso à página, basta abrir o site de pesquisas do Google, digitar “Google Gravity” no campo de busca e clicar em “Estou com sorte”. À primeira vista, o que muda é apenas o idioma da página, mas depois de alguns segundos todo os itens presentes na página começam a cair, criando um efeito de atração gravitacional no navegador. O mais legal do Google Gravity Chrome Experiment Now Live é que os usuários podem arrastar os campos, links, imagens e qualquer outro elemento da página para o lado que desejar. Outra característica interessante do serviço é o fato de os itens interagirem entre si, gerando efeitos de colisão bem divertidos.

Saudades do meu Macaquinho

O filme da F/ Nazca que está na lista da creativity-online desta semana só não é mais triste e comovente porque a balada envolve o espectador numa comovente e ao mesmo tempo engraçada lembrança dos momentos vividos pelo casalsinho de Callithrix jacchus, nossos famosos Saguis. Como na minha casa já tive vários criados ao ar livre, foi praticamente impossível, assim como a personagem não ficar com saudades dos meus macaquinhos. Mas a mensagem do SOS Mata Atlântica é séria.  

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Cabeça de Cubo Mágico Funciona Melhor Hidratada

Para dizer que sua cabeça funciona melhor hidratada a nova campanha da Drench "Cubehead Drench" transforma a cabeça num cubo mágico que funciona de forma bizarra, mas fantástica, depois de umas goladas do produto, claro.  


Boas Montagens para uma Campanha PET


Ás vésperas do lançamento de  Como Cães e Gatos 2: A Vingança de Kitty Gallore me deparo no "thisblogrules" com o metamorfiso de animais de estimação e celebridades. Um Dr. Spock corgi, um chihuahua Michael Jackson, Amy Winehouse de gatinho( tá bom ! ) e assim por diante. Estas são todas as montagens de fotos engraçadas de cães e gatos que são transformados em pessoas famosas. Similar coisa tem sido feito para essas fotos no photoshopped animal, onde as rãs parecem aranhas como morangos e cebola. Inspiração para uma boa campanha de pets. Votos de Louvor para o Spock, Audrey Hepburn e Churchill, simplesmente iguais!
Yoda e 
Audrey Hepburn 

Bob Marley e Amy Winehouse

Adivinha ...

Madre Teresa e  Dame Edna Everage
Spock e  Chaplim

Borat e  Churchill

Che e  Mr. T


sexta-feira, 30 de julho de 2010

Varejo com cara de Educação

Esse é mais um comercial premiado pela simplicidade com que envolve a empresa na vida dos personagens, ou seria o contrário ? Aqui as  Lojas John Lewis acompanham o crescimento da personagem com um "Q" de transição nos momentos mais marcantes de sua vida. A sacada está em dar um papel secundário e ao mesmo tempo mais importante como pano de fundo, aos produtos vendidos pela empresa. Com o título de "Always a Woman" a Belíssima direção dos ingleses deu uma Prata em Cannes para a ADAM & EVE de Londres. É mais um case em que agente pensa ... " bem que esse filme poderia ser de outra coisa . . ." Adam & Eve London




segunda-feira, 12 de julho de 2010

Os Ossos Mais Fortes do Mundo

A agência Publicis Jakarta, da Indonésia bolou uma ação de parar o trânsito: 
Problema de comunicação: O suplemento de cálcio mastigável Dumocalcin, dos laboratórios Actavis, tinha pouca consciência de marca no mercado. Como criar impacto nos consumidores de Dumocalcin promovendo ossos fortes ?  Solução de comunicação: Eles simularam os benefícios de Dumocalcin  de uma forma original e impactante. Escolhem um viaduto em um dos trechos mais movimentados de Jacarta e transformou suas colunas em ossos gigantes com revestimentos de fibra de vidro. Diariamente as pessoas passam e ficam expostos à marca e à forte percepção de que, com as pastilhas mastigáveis Dumocalcin , você vai ter ossos fortes. Trabalhoso mas genial !




quarta-feira, 16 de junho de 2010

CARTAZES PUBLICITÁRIOS DESENTERRADOS

Cartazes de publicidade  dos anos 1956 a 1959 com suas cores originais foram descobertos em uma área inacessível da estação do Metrô de Londres em Notting Hill. O que mais chama a atenção é a estética utilizada por agências da época no intuito de divulga marcas de produtos e serviços. Os cartazes ficam em uma passagem que levava ao antigo elevador que deu lugar às escadas rolantes.  


COINCIDENTEMENTE...
... encontrei no site da Life , que sempre tem coisas interessantes, uma exposição bem legal. Nos anos em que as viagens aéreas e até mesmo fazer compras em supermercado tinha um certo glamour, alguns anúncios fizeram a cabeça de muitos consumidores na construção do sonho americano nos EUA. Você encontarva de tudo cosméticos, perfume sorvetes e até uma escovinha cafonísssima usadas por nossos avós. Quem se lembra ? Era para deixar o " cavalheiro elegante". Então tá. 
Anúncios Vintage Rememorados pela Life


sexta-feira, 28 de maio de 2010

Vá à Itália de Cappuccino


Dando uma pesquisada num material de guerrilha encontrei a ação  "Cappuccino" do Expedia.com. Uma sólida empresa de viagens, que desta vez,  tenta convencer as pessoas a irem a um destino especial como a Itália de forma inusitada. Nada melhor do que chamar a atenção usando uma das bebidas mais tradicionais daquele país. Para isso, A espuma de leite em um cappuccino fazem o meio e a canela ou chocolate, a mensagem. Duas chacoalhadas em cima da chícara e " "tchanram": Cidades e Pontos turísticos da Itália a Preços convidativos ! Em cooperação com as lojas de café (Deli Star), a Munique Serviceplan, agência alemã responsável pela ação, distribuíu "caneleiros",  com o desenho de saída do pó propícios a criar as ofertas no topo da espuma de leite. Ahh chocolate também entra no gosto do fregês proporcionando o mesmo resultado. Debaixo do copo você encontra um suporte de papel impresso com o contato do site e o texto explicando a oferta. Nesse tipo de trabalho, literalmente de formiguinha, e sem medo de inovar, é que as empresas colhem resultados positivos de seu cliente.  

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Nike Shoe Aquarium é o mais legal do Projeto NIKE78





NIKE78 é um projeto CRIATIVO bolado por Paul Jenkins e inspirado nos tênis da Nike. A sacada aqui é convidar diferentes criativos a utilizar o esporte como inspiração e ao mesmo tempo contestar a função do tênis. Os projetos estarão  em alguma vitrine de exposição do London Design Festival 2010 e os vencedores ilustrarão em breve o site da Nike.  A Nike quer redefinir o calçado desportivo como eles são. Utilizando o esporte como uma inspiração ou não, criativos brincaram com algumas peças... Tem gente graúda na jogada como  a Wieden+Kennedy de Londres e alguns freelas, ( com suas esquisitices)  famosos e anônimos como as colegas Patricia e Luiza no vídeo abaixo que resolveram transformar o tênis dela num vaso de plantas cheio de musgo, Outros criativos podem ser vistos no site mas esse sem dúvida o dos peixinhos é o mais legal. Abcs!

NIKE78 - Interview with ContainerPLUS from NIKE78 on Vimeo.


 
Copyright © 2013 Edumarketmais - Traduzido Por: Templates Para Blogspot